segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O iluminado- Stephen King 1977


O livro conta a história de uma família americana, que está passando por dificuldades, devido a crise que assola os Estados Unidos nos anos 70. É então que o ex-alcoólatra, Jack, aceita o emprego de zelador de inverno no Overlook Hotel, um resort de verão que se mantem fechado durante a temporada de nevasca.
Jack decide se mudar para o Overlook, com a família, pois acredita que  a tranquilidade aparente do lugar, será propensa para terminar  seu primeiro livro.
Jack nem imaginava o passado horrível do lugar; mas logo esse passado vem a tona, pois passa a perturbar e assombrar Danny, menino de 5 anos que é filho de Jack, que é um iluminado, uma pessoa com habilidades telepáticas, habilidades essas que o fazem enxergar os mortos que ali residem. E é nesse meio que Jack é possuído e se torna um verdadeiro psicopata que passa a caçar sua família.
O livro virou um clássico e foi um sucesso instantâneo, por misturar sobrenatural com os problemas da vida real, mas vindo de King, já estamos acostumados com suas histórias famosas pelo sob olhar sobrenatural+ problemas reais. Nesse caso vemos claramente, o sobrenatural do passado tenebroso de Overlook assombrando o 'presente', e os problemas de Jack com a bebida e como ela pode de fato destruir vidas.

O sucesso de ' O iluminado foi tão grande que logo ganhou adaptação nas telinhas do cinema, dirigido por ninguém menos do que Stanley Kubrick, o filme também fez um grande sucesso logo que foi lançado em 1980, considerado pela crítica o melhor filme de todos os tempos, menos pelo próprio King, que apesar de inúmeras vezes ter dito que Kubrick fez um excelente trabalho, ele também acabou deixando de lado toda a temática da bebida e todo o olhar sobre ela transformar as pessoas e destruir famílias, tornando assim o filme, apenas mais uma história fantasmagórica. 

O iluminado fez tanto sucesso, que ganhou até uma minisséries de televisão em 1997.

Há especulações que dizem que King se inspirou no Stanley Hotel ,pois se hospedou lá antes de escrever o livro. 
O hotel é tão sinistro e cheio de histórias,que acabou fazendo baixar muito o ciclo de clientela, mas os proprietários foram espertos, em outubro do ano passado os donos anunciaram que o hotel vai virar museu do terror, e que planejam gastar cerca de U$24 milhões, na reforma do lugar, que integrará auditórios, arquivos e áreas para produções cinematográficas. E segundo o comunicado oficial diz que Elijah Wood e Simon Pegg estão envolvidos no projeto, então meus queridos aguardem, pois logo vem novidades por aí.
Bom meus queridos, essa foi a primeira resenha da nossa semana OverdoseKING, contendo algumas curiosidades sobre. Espero que tenham gostado e amanhã tem mais.
Beijos de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário